O Threads da Meta está prestes a ser lançado na União Europeia – UE a 14 de dezembro, cinco meses após o seu lançamento nos Estados Unidos. A Meta colocou um cronómetro de contagem decrescente no site Threads na UE, permitindo que os utilizadores reservem um “bilhete virtual” para o evento no Instagram.
O lançamento na Europa foi inicialmente adiado devido a questões relacionadas com a privacidade de dados. Durante o lançamento inicial do Threads, Adam Mosseri, o boss do Instagram, afirmou que poderia levar “muitos meses” para o Threads chegar aos utilizadores da UE devido a essas complicações adicionais. Há quem defenda que o lançamento para o mês de dezembro não é “inocente” e foi planeado a pensar na época de férias, de forma, a aumentar o engagement dos utilizadores.
Esta será a maior expansão do Threads desde a sua estreia em julho. Na altura, tornou-se viral e bateu recordes de downloads, atingindo mais de 100 milhões de utilizadores em poucos dias, no entanto, houve quem tivesse perdido o interesse rapidamente. Hoje, a aplicação possui mais de 73 milhões de utilizadores mensais em comparação com 365 milhões de utilizadores no X de Elon Musk, anteriormente conhecido como Twitter. No entanto, o mercado europeu pode trazer até 40 milhões de novos utilizadores para o Threads em 2024.