Quando me perguntam qual é a minha profissão e respondo que sou responsável de marketing digital, quase ninguém sabe ao certo o que isso significa. Às vezes, peço para tentarem adivinhar e a maior parte acha que apenas tem a ver com a gestão das redes sociais. #soquenao
O marketing digital não são os canais (redes sociais, website, google, email marketing, apps) o marketing digital é a estratégia, e tem por base os mesmos objetivos do marketing tradicional: promover a marca, produtos e serviços, de forma a criar uma relação com os consumidores e potenciar as vendas.
Quais são as vantagens de utilizar o marketing digital em vez dos tradicionais canais de marketing como a televisão, rádio, jornais, entre outros?
Para além do investimento ser muito menor, através da segmentação consegues impactar a tua audiência, logo a comunicação é mais efetiva. Consegues ainda ter acesso a uma série de métricas e medir o retorno do investimento que fizeste. Algo que, por exemplo, num anúncio na tv, rádio ou outdoor, seria difícil de identificar porque não sabes ao certo quantas pessoas viram o anúncio e das que viram quantas se tornaram tuas clientes.
Tens de ter em mente que o digital não é o futuro. O digital é o presente. Partilho alguns dados estatísticos interessantes, que provavelmente vão deixar-te a pensar:
– Se o Facebook fosse um país seria o mais populoso do mundo;
– Em média um utilizador passa cerca de 6 horas e 43 minutos online todos os dias;
– 2 horas e 24 minutos por pessoa, por dia, são gastas nas redes sociais.
Quer isto dizer que só deves estar presente no digital e esquecer o offline?
Nada disso. Sugiro sempre que o plano de marketing inclua um misto de ambos os mundos, porque são complementares. O importante é que consigas chegar até à tua audiência através dos canais onde ela está. E se não tens um budget muito elevado, não te preocupes, porque é possível ter resultados mesmo com um investimento reduzido, desde que, tenhas a tua audiência e plano de marketing bem definidos.