Como aparecer nos primeiros resultados do Google?

quem não é visto, não é lembrado

“Quem não é visto, não é lembrado”. – provérbio português

O que é que este provérbio tem a ver com marketing digital? 

TUDO! 

O vosso website está otimizado para aparecer nas primeiras posições do Google quando alguém pesquisa pelas palavras-chave do vosso negócio

Por exemplo, se alguém pesquisar por “tratamentos de estética montijo”, “restaurantes de comida saudável montijo”, “melhor sushi montijo”, etc, o vosso negócio aparece nos resultados? Se sim, em que posição? 

Fiz uma pesquisa rápida no Google, pelos principais negócios na zona do Montijo, e para além de existirem vários sem conta no Google My Business*, reparei que a maioria não tem o website otimizado de acordo com as boas práticas do Google, logo não estão a aparecer para determinadas pesquisas. Ou seja, estão a perder clientes! 

De forma muito resumida, o Google tem um algoritmo (bastante complexo) para apresentar os resultados da pesquisa, e como é óbvio, os primeiros resultados têm mais cliques. Se o teu negócio aparecer no fim da primeira página ou nas restantes é quase como se não existisse. Num dos vários estudos efetuados, as percentagens de cliques dos utilizadores distribuem-se da seguinte forma:

– 31.77% no 1º resultado
– 24.71% no 2º resultado
– 18.66% no 3º resultado
– 13.60% no 4ª resultado
– 9.51% no 5º resultado
– 6.23% no 6º resultado

Por isso, é necessário efetuar um conjunto de ações (algumas básicas e outras técnicas) para que consigas melhorar o teu posicionamento no Google. Este processo é denominado de SEO – Search Engine Optimization

Quais as principais vantagens de SEO?

✔ Se estiveres na primeira pesquisa não precisas de investir em anúncios de Google;

E consegues aumentar:

✔ notoriedade, visibilidade da marca;
✔ volume de visitas e tráfego qualificado no website;
✔ número de visitas à tua loja física;
✔ volume de vendas;
✔ número de seguidores nas redes sociais;

Como na maioria dos casos, estes websites têm poucas páginas é possível efetuar algumas otimizações de forma rápida. Para além disso, existe ainda espaço para destacarem-se da concorrência, visto que, quase ninguém está a trabalhar o SEO de forma profissional. 

Já estás trabalhar o SEO do teu website? Partilha nos comentários o teu feedback ou alguma dúvida que tenhas. 

Partilha o post:

Conteúdos relacionados