“A marca pessoal é o maior ativo de um negócio.” Entrevista com Sílvia Raposo – New You

A importância da marca pessoal | Entrevista Silvia Raposo

Sílvia Raposo, fundadora da New You, conta que a ideia de criar a empresa surgiu há dois anos, quando se tornou mãe. Ela sentiu a necessidade de conciliar a vida pessoal e profissional, e tinha um propósito a seguir: deixar a sua marca no mundo. A New You foi lançada no início de 2023, com o objetivo de cumprir esse sonho e de ajudar outras empreendedoras a deixarem as suas marcas no mundo.

Os desafios do Digital

Um dos principais desafios enfrentados pelos pequenos negócios na presença online, de acordo com Sílvia, é a falta de conhecimento aprofundado sobre construção de marca, marketing, branding e estratégia digital.

“Acima de tudo, é realmente a consciência de que as profissionais são excelentes no offline, mas têm ainda muito desconhecimento sobre como tirar o maior partido do digital”, afirma. “Não têm conhecimentos aprofundados sobre construção de marca, marketing, branding e estratégia digital, e a New You intervêm para direcionar as empreendedoras.”

Outro desafio apontado pela Sílvia é a falta de foco na comunicação e no posicionamento.

“Quando erramos aqui, condenamos o negócio a não crescer e a perder oportunidades diárias de ganhar visibilidade e vender”, diz.

A importância da marca pessoal

O conceito de marca pessoal, segundo Sílvia, é que todos nós somos uma marca desde que nascemos. No dia a dia, quando interagimos com outras pessoas, emitimos sinais que são descodificados pelos outros e geram uma ideia sobre quem somos. Gerir a marca pessoal significa saber quais são esses sinais e ter intencionalidade em tudo o que fazemos. No contexto dos negócios, ativar a marca pessoal é um fator diferenciador, pois as pessoas compram de pessoas. Ao ativar a marca pessoal, é possível conectar com a audiência, humanizar a marca e encantar o cliente, tornando a marca memorável.

Sílvia alerta para a importância de alinhar a comunicação visual ao posicionamento da marca para evitar ruídos na mensagem transmitida.

No contexto pessoal e profissional, Sílvia acredita que somos apenas uma pessoa, mas cumprimos diferentes papéis em cada contexto. Por isso, é importante decidir quais características pessoais trazer para o contexto profissional e ser intencional nessa escolha.

Como medir o sucesso da marca pessoal

Sílvia explica que a definição do sucesso da marca pessoal é variável e cada pessoa terá o seu próprio conceito de sucesso.

“Para mim sucesso é ter criado a New You e hoje em dia usufruir da verdadeira liberdade e poder de escolha, fazendo o que amo”, afirma. “Mas olhando para uma ótica mais geral, a ativação da marca pessoal serve sobretudo para construção de autoridade e reputação, reconhecimento e para alavancar negócios.”

Sílvia e a paixão pela New You

Sílvia define o seu estilo de trabalho como obcecada por entregar excelência. Além de fornecer o conhecimento, ela também realiza um trabalho de coaching, trabalhando o mindset, o foco e a energia das empreendedoras.

“Trabalhar o nosso mindset é crucial para transbordarmos nos nossos negócios. Nós somos a fonte, é a partir de nós que tudo o resto flui. Temos de ter a nossa casa limpa e bem estruturada, para podermos servir bem os nossos clientes e ser uma força positiva no mundo.”

Sílvia descreve-se como uma mulher otimista e persistente que acredita que as mulheres empreendedoras merecem fazer o que amam e ser muito bem pagas por isso.

“O meu papel é direcionar para que cada vez mais mulheres se sintam realizadas nas suas profissões, enquanto usufruem da liberdade que só o digital proporciona”, afirma. “Essa é a minha maior paixão!”

Conhece mais sobre o trabalho da Sílvia Raposo e da New You em: www.newyou.pt ou no Instagram @newyou.pt

Partilha o post:

Conteúdos relacionados